ATLETA DE NOVA IGUAÇU NO IRONMAN BRASIL
Luciano do Nascimento representará Nova Iguaçu no Iroman Brasil...
Para quem não sabe IRONMAN – do inglês ‘homem de ferro’ – foi o termo escolhido entre 1977 e 78 para dar nome a um desafio que se tornaria uma modalidade esportiva atrativa em todo o mundo. Esse desafio seria completar, no Havaí, em um único dia a travessia a nado do Kailua em seus 3,9 km, a Volta Ciclística do Havaí de 180 km e a maratona olímpica com os 42,195 km. Então, tal competição aconteceu em 18 de fevereiro de 1978 e desde esta data tornou-se tradicional atraindo competidores de todo o mundo anualmente. Foi criado então o TRIATHLON.


O IRONMAN é hoje um circuito internacional  de triathlon com milhares de adeptos. Outras provas com distâncias e formatos diferentes foram adicionadas pela modalidade, como a prova Olímpica com seus 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

O Brasil esta no circuito do Ironman com a etapa que é realizada em Florianópolis anualmente ao final de maio. É a etapa de 2012 que queremos ressaltar aqui. No próximo dia 27 de maio, estará nesta prova, nosso atleta iguaçuano, Luciano Gomes.

Luciano, empresário de 37 anos, é um atleta recente. A dois anos tomou a decisão de dividir seu tempo com a prática de uma atividade física. Na procura de qualidade de vida e uma alternativa para vencer o estresse que aflige a todos, optou pelo triathlon. Em sua ideia queria algo que realmente o desafiasse e que não desistisse facilmente. O triatlhon foi a resposta e completar uma prova de IRONMAN o desafio.

Desde então treina sobre a supervisão de seu treinador Julio Pacheco que também dirige a equipe de triathlon da Academia Saúde 2000 (Equipe Triathlon Saúde 2000). Neste tempo de preparação, Luciano já participou de inúmeras provas de triathlon, inclusive cinco Meio Ironman (1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,5 km de corrida). Mas, ainda fica o real desafio de completar a façanha de uma prova na distância maior. Em sua condição atual Luciano deverá completar a prova em mais de 10 horas de exercício contínuo. Para se ter uma ideia, o vencedor do Ironman Brasil 2011 completou a prova em 8 horas e 15 minutos e o tempo limite para completar é de 17 horas. Um dia de competição que é finalizada com uma maratona.

A preparação inclui treinos diários em distância que chegam perto das que terá que cumprir na prova. A dedicação é fundamental para que os detalhes se apurem e tudo corra como o esperado. Isso, sem falar de todos os compromissos que o envolve seu dia como homem de negócio.
Não temos relato de outros que no município de Nova Iguaçu tenham finalizado o desafio do Ironman. Nesta etapa outros dois iguaçuanos vão estar emparelhados a Luciano. Mas, pelo que tudo indica há boas chances de ser o primeiro de sua cidade a completar um Ironman. Mas o que importa mesmo é cruzar a linha de chegada em Florianópolis. E ele já disse que essa será a primeira experiência de muitos outro que pretende realizar. Então , QUE VENHA O IRONMAN.




LEIA TAMBÉM A MATÉRIA SOBRE O ATLETA LUCIANO NO LONG DISTANCE DE CAIOBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário