SUPERAÇÃO E EQUILÍBRIO (Caiobá)
Texto de Júlio Pacheco (treinador da equipe saúde 2000)

Olá a todos!

É sempre emocionante e desafiador participar de uma competição onde existem metas a alcançar. Participar é importante sim, mas competir faz a diferença. Quando me refiro a competir não me refiro a competição contra alguém ou um adversário específico, mas me refiro à competição em seu sentido amplo onde tudo tem que dá certo, onde o detalhe é o todo. Nesse tipo de competição o adversário é só mais um concorrente. O adversário maior passa ser a superação.





Não é a toa que achei muito conveniente quando Renato Pena sugeriu o slogan “Acrescente aos seus dias momentos de superação” para a comunicação desse ano de nossa equipe, Triathlon Saúde 2000.
Foi então emocionante estar em Caiobá, cidade que fica a uma hora de carro de Curitiba/PR, acompanhando nosso atleta Luciano Gomes em sua 5ª prova na metragem do meio Ironman (1,9km de natação, 90km de bike, 21km de corrida), seu segundo Long Distance em Caiobá.


O primeiro ponto é o desafio da preparação para o IRONMAN BRASIL no próximo dia 27 de maio em Florianópolis que Luciano irá participar. Caiobá é utilizada como prova reguladora por vários atletas e treinadores, como nós, na preparação e coleta de dados para o Ironman.  Apesar da metragem do Long Distance ser a metade das distâncias do Ironman, alguns pontos como ritmo de prova, tempo de cada distância e capacidade de recuperação, são de total valia para determinar o andamento do programa de preparação para a prova maior. Nesse caso fiquei satisfeito com a apresentação do Luciano que teve melhoras na bike e corrida. Na natação houve problemas de navegação, que não nos permite avaliar com precisão sua evolução. 

O bom é que esse long fica justamente na fase competitiva do treinamento que nos permite agir a tempo com as correções necessárias, que no nosso caso é intensificar a natação no mar. A bike foi boa, pois os atletas reclamaram muito do vento no percurso, mesmo assim Luciano melhorou a marca em relação a 2011 em aproximadamente 4 minutos, teve média de velocidade acima do que pensamos para o Ironman e sem fadiga excessiva. Foi um pedal aparentemente normal. Já a corrida foi muito boa! Temos a vantagem de em Caiobá a corrida ser toda plana com a temperatura bem amena, mas a melhora de 2 minutos com o tempo nos 21km de 1 hora e 42 minutos é, realmente, muito satisfatório. Isso em função do ritmo de treinamento que temos feito e do ritmo que o Luciano impôs sem grandes oscilações e de forma suportável. Desde o inicio para a preparação para o Ironman respeitei a preocupação dele com a maratona que fecha a prova em Florianópolis e procurei focar a corrida. Vê-lo baixar de 5 minutos/km é significante, principalmente por ainda saber que podemos melhorar ainda essa condição.

O outro desafio, que também me estimula, é o próprio atleta Luciano. Quando falo se superação na introdução não é à toa. Superação é o foco dele! Acho isso bom demais, pois gosto de desafios, sou competitivo e detalhista. Luciano é um mix de ansiedade e determinação. O desfio ai não é só treinar para o resultado, mas dosa-lo em várias instâncias para que ele consiga chegar ao final satisfeito. Pra mim é gratificante ver sua evolução que ele arranca de cada braçada, pedalada e passada.
Mas, fica um lembrete ao Luciano e a os demais. No treinamento, como em outras situações da vida, o importante mesmo é “equilíbrio”. Não devemos fazer de menos, mas não devemos fazer, também, demais. Treinar significa estar em constante busca do limite para podermos respeita-lo e assim evoluir.

Que venha o IRONMAN!






Um comentário: